terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Top 5 6: Séries de 2010 (06-04)

Antes de começar minha lista de melhores álbuns, que é algo extremamente difícil de se fazer, decidi avaliar as melhores séries dessa temporada. Duas considerações: estou contando as temporadas exibidas nesse ano e as que eu pude ver, lógico. Mais abaixo irei listar tanto as séries que vi, e cujas temporadas foram exibidas em anos anteriores, além das séries que eu sei que devo assistir. Ah, mais uma consideração: vou tentar ao máximo não divulgar spoilers sobre as séries; os que eu eventualmente falar, fiquem relaxados, serão um grão de areia comparado ao que estarão por ver.

Antes de começar a lista, um fato engraçado: em algum momento da escrita citei LOST e... meu deus, LOST acabou esse ano!! E vamos à lista, tendo que encaixar LOST em algum lugar:

6. Caprica
Temporadas: 1 | Status: Cancelada
Trata-se de um spin-off da aclamada série Battlestar Galactica, que falarei no próximo post. Depois de fazer uma super maratona para ver as quatro temporadas de BSG, eis que me deparo com o piloto de Caprica, e foi um dos pilotos mais interessantes que já vi. Cinquenta anos antes dos eventos que marcam o início de Battlestar, nos deparamos com uma sociedade totalmente diferente da que temos hoje. Tecnologia no auge, com destaque para um dispositivo que praticamente transporta as pessoas para um mundo virtual, pleno de possibilidades e defeituoso de limites. Discussões morais e religiosas coninuam a ser abordadas (herança de BSG), mas de uma forma muito mais recorrente, além de questões sobre vida eterna, robótica e máfia. Tinha tudo pra ser um sucesso de crítica, certo? Mas o que deu errado para ser cancelada?! Abordar o monoteísmo como uma ameaça é extremamente arriscado, junte isso com muito suspense no começo, talvez os criadores pensassem que a série iria render mais temporadas; além disso, o perigo constante de cancelamento acabou enfraquecendo a audiência, a história teve que acelerar e as mudanças de horário e adiamentos da SyFy só fizeram piorar. Vi a série no início do ano e só terminei há duas semanas atrás, isso por causa do poder da internet, pois a SyFy só exibirá os cinco episódios finais no ano que vem (quanto respeito). Foi uma série com um incrível potencial e, se não se importarem de ver 18 episódios de uma das melhores séries sci-fi-outer-space já feitas, fiquem à vontade.
Melhor Episódio: 105 There Is Another Sky

5. Parenthood
Temporadas: 2 | Status: Segunda Temporada em Hiatus
Essa foi uma das grandes surpresas do ano. Após ver Six Feet Under, que falarei no post a seguir também, estava procurando séries que tivessem os atores principais. Como já estava assistindo Dexter (com Michael C. Hall), decidi ver Parenthood (com Peter Krause). Nos primeiros episódios você pensa "ah, mais uma série familiar", e com a péssima experiência que tive (nunca vou recuperar o tempo perdido assistindo poucos episódios de Seventh Heaven), já tinha um pé atrás. Porém são necessários poucos minutos para lhe tornar, desculpem o cliché, familiar. A sensação começa logo com uma cena entre Lauren Graham (desculpem, mas nunca vi Gilmore Girls e não a conhecia) e a linda Mae Whitman (de In Treatment), e assim a história se segue com elementos cômicos, levemente adicionados aos diálogos e sem nenhuma pretensão de ser total comédia, e ao mesmo tempo somando tramas complexas em que todos os personagens estão envolvidos. Mas vamos falar da segunda temporada, assisti tudo junto pois meu vício quis assim. Estaria realmente satisfeito se continuassem o mesmo ritmo da temporada anterior mas, como disse, me surpreendi. A evolução de todos os personagens é notável e encanta; até o patriarca, que era o único personagem que eu odiava (o restante do elenco eu amava de paixão) teve sua evolução. Todos continuam adoráveis até quando erram ou quando são irresponsáveis. Enfim, acabei não falando muito sobre a série, porque não os quero privar da experiência de uma série que continua provocando sorrisos e lágrimas, sem demais esforços.
Melhor episódio: 208 If This Boat Is A Rockin'

4. Dexter
Temporadas: 5 | Status: Sexta Temporada Confirmada
Falar dessa temporada é difícil. Indiscutível o fato que Dexter é uma das coisas mais interessantes na televisão atualmente; com o final de LOST (e foi aqui que lembrei que estava faltando nessa lista) são poucas as séries que realmente se destacam. Depois do traumático evento no final da temporada anterior, Dexter se vê sem chão, assim como todos à sua volta. Mas o grande desafio dessa temporada foi: como fechar um ciclo para o protagonista, que não tem grande interação com os demais personagens, e ainda assim não sub-utilizar o elenco? Foi uma tarefa difícil, e não acho que os argumentistas cumpriram bem a tarefa, principalmente na trama Angel&LaGuerta, que irritou 10 entre 10 espectadores. Mas em compensação, essa temporada incluiu um personagem diretamente ligado a Dexter (algo extremamente complicado de realizar e agradar), e que acabou contribuindo para a evolução mais bonita do personagem (Dexter) desde a terceira temporada. Querendo ou não, não dá pra continuar uma série com um protagonista que é praticamente o mesmo desde o piloto, e eu não gostaria que isso acontecesse com "Dexter". Foi uma evolução natural e necessária após todo o acontecido na temporada anterior, o que me reforça a confiança nos roteiristas desde sempre.
Melhor Episódio: 509 Teenage Wasteland

to be continued

3 comentários:

Rebeca disse...

-eu gosto de Parenthood, mas ainda ñ tive tempo pra ver a 2ª temporada, vou ver se faço maratona nessas férias

-trocentas pessoas já me disseram pra ver caprica, vou ver se arranjo tempo tb agora nas férias

- sério que tu nunca viu gilmore girls?? é uma das minhas séries favoritas, já fiz tranquilamente maratona de todas as temporadas, super aconselho, tu vai se apaixonar pela lorelai =P

-só assisti até o 5º episódio dessa 5ª temporada de dexter, dai parei pq tava achando um saco...., só ñ conseguiu superar a 3ª temporada que é insuportável

quero ver o restante da tua lista XD, faltam 3, sei que em 1º ta lost e as outras duas?? misfits? skins? walking dead? o que será?? community?? =P

gustavo disse...

- Meu problema pra ver Gilmore Girls é a quantidade de episódios. Já me dá arrepios. Estou fazendo maratona de Fringe e vou pensar bem em baixar. Mas já está na lista das séries que eu *tenho que ver*.

- Nessa temporada de Dexter eu achei a mudança dele tão bonita... enfim, assista, senão vou contar coisas demais.

- Nunca vi Misfits (nem Community), apesar de você fazer a propaganda muitas vezes. Não vi essa temporada de Skins ainda, eu sempre deixo pra depois e esqueço ¬¬. E não gostei de Walking Dead, apesar de torcer muito que melhore a construção dos personagens. Ah, e por último, não coloquei LOST no primeiro lugar; mas não quer dizer que foi ruim, MUITO pelo contrário!!

:D

Thay Gomez disse...

Mano, é sério: Só Lorelai faz qualquer quantidade de episódios de GGirls valer a pena. É um dos personagens mais legais que já vi.

Hmmm, curiosa pra saber o que houve com Dexter!!

Gostei de como fizeste aqui, com o melhor epi e temporadas, status =D
=*